Instalação do Debian passo-a-passo - Parte 3

Se você não viu os outros posts sobre a instalação do Debian, pode conferir aqui:

Parte 1 - Preparação e Boot
Parte 2 - Localidade e Rede

Particionamento:
O particionamento é uma parte um tanto delicada, pois está intrínsecamente ligado à função que se deseja dar ao equipamento. Assim, um desktop tem um esquema de particionamento diferente de um servidor proxy, que por sua vez possui um esquema diferente de um servidor de arquivos e por aí vai ...

Atenção: Sempre que você ouvir falar em particionamento (aqui ou em qualquer outro lugar) tenha em mente que esse procedimento é potencialmente destrutivo, podendo apagar dados já existentes no equipamento.

Como foi dito antes, existem diversas formas de particionamento (ou esquemas de particionamento, como normalmente são chamados). O mais simples, e que vai ser utilizado neste post, define simplesmente uma única partição de dados (mais uma partição swap) e coloca todos os arquivos nela. Nem de longe isso é o ideal: no mínimo devem ser criadas duas partições de dados, uma para a raiz e uma para o /home. Assim, caso ocorram  problemas e haja a necessidade de se reinstalar o sistema, não há a necessidade de se preocupar com os dados desse diretório. Indo um pouco mais além, o particionamento ideal envolveria a criação de diversas partições (possivelmente utilizando-se LVM para facilitar o futuro gerenciamento das partições), talvez utilizando-se vários sistemas de arquivos diferentes e cada partição contendo opções de montagem específicas. Porém isso é um tanto longo e complexo, e fugiria completamente do escopo deste artigo.

Após a configuração da rede, o sistema irá detectar os HDs instalados e iniciar o particionador. A seguinte tela será exibida:
Nesta tela você escolhe o modo de partição. A primeira opção (Assistido - usar disco inteiro) é a minha recomendação. Neste modo o sistema faz todo o trabalho e você tem apenas de confirmar. As outras opções exigem um certo nível de conhecimento sobre vários aspectos como hardware, sistemas de arquivos, LVM e do próprio Linux.
Obs: Esse modo pressupõe que você vai utilizar o HD inteiro para o Linux. O HD terá todas as suas partições removidas e quaisquer dados presentes serão excluídos. Você foi avisado !!!
A próxima tela pede que selecione o HD que será utilizado para a instalação. Caso você possua mais de um HD, certifique-se de escolher o HD correto


Aqui é solicitado que se escolha o esquema de particionamento. Conforme foi dito anteriormente, vamos utilizar o primeiro esquema. Eu recomendo que após concluir uma instalação com sucesso (o que não é nenhum mistério!), faça outras instalações, variando as opções de particionamento, testando sistemas de arquivos diferentes e até mesmo o particionamento manual. Recomendo o uso de máquinas virtuais pela facilidade que elas representam.

Aceitando-se a opção acima, a próxima tela exibe o estado do disco. Caso esteja tudo certo, selecione a opção "Finalizar ...". Caso você deseje selecionar outra opção, selecione "Particionamento Assistido". Caso queira alterar alguma opção em uma partição (como o sistema de arquivos, por exemplo) selecione a partição e pressione ENTER.
A próxima tela é decisiva: é sua última chance antes de concluir o particionamento. Se desejar fazer alguma alteração, selecione "Voltar". Se tudo estiver certo, selecione SIM e pressione ENTER. A tabela de partições do HD será reescrita, e as partições correspondentes serão formatadas.

Fuso Horário:
Nesta tela aparecerão os diversos fusos horários do país selecionado no começo da instalação. É importante selecionar o fuso correto, para que as atualizações do horário de verão funcionem corretamente. Como estou na Região Sudeste (Rio de Janeiro), selecionei São Paulo. Selecione o fuso que se aplica a você e pressione ENTER.


Usuários e Senhas:
A próxima tela solicita a criação da senha do usuário root (também chamado de superusuário ou administrador do sistema). Recomenda-se uma senha complexa, que envolva letras (maiúsculas e minúsculas), números e símbolos. Na página pessoal de Avi Alkalay , existe uma lista de senhas que não devem ser utilizadas . As senhas são coletadas por ele em tentativas de invasão feitas por terceiros a seus servidores. Quando este artigo foi escrito, a lista continha cerca de 142.000 combinações de usuário e senha. Vale a pena dar uma olhada e ver o que não se deve usar. De qualquer forma, você deve digitar uma senha para seu usuário root e em seguida confirmar a mesma senha.


Em seguida é solicitado que seja criado um usuário comum (sem poderes de administrador), para a utilização diária. Nesse caso, é solicitado que você digite um nome para o usuário (ex: João Ninguém), um username (ex: jninguem) e em seguida digite e confirme a senha.



E é isso! Por hoje ficamos por aqui. No próximo post finalizamos a série.

Nenhum comentário: