Instalação do Debian passo-a-passo - Parte 2

Continuando a série de posts sobre instalação do Debian, vamos agora às configurações de localidade e rede. Se você não viu o primeiro post, pode conferir ele aqui.

Localidade:
A próxima tela é a de "Seleção de Idioma". O idioma selecionado aqui será utilizado durante a instalação e será configurado no sistema final. A menos que você possua alguma razão para fazer diferente, selecione o "Português do Brasil". Caso você realmente prefira o idioma inglês, pode selecionar "Inglês" ou simplesmente "C", que é o equivalente a sem localização. Selecionando o português, facilita na configuração de algumas outras telas, como teclado e fuso horário.
As próximas telas configuram o país e o teclado. Se você selecionou o idioma como "Português do Brasil" o país já vem setado para Brasil e o teclado como BR-ABNT2 (que é o teclado brasileiro com "Ç"). 
Agora o sistema irá detectar o seu hardware e carregar os módulos necessários. A menos que você possua algum hardware "esotérico" (muito fora do padrão), não deve ocorrer nenhum problema aqui.
Configurações de Rede:
Chegamos na parte de configuração de rede. O sistema tenta efetuar a configuração de forma automática (através do protocolo DHCP). Como estou utilizando o VMWare (que implementa um servidor DHCP) a minha configuração ocorreu de forma automática. Caso você esteja em uma rede com DHCP habilitado, (como uma rede corporativa ou mesmo uma domiciliar com um roteador de banda larga) sua configuração deve ocorrer de forma automática. Caso haja algum problema, a configuração é bem simples, necessitando apenas do trivial (endereço IP, máscara de rede, default gateway e servidores DNS). Utilizando-se DHCP, as duas únicas coisas que necessitam ser configuradas são o Hostname do equipamento e o domínio. Tipicamente, em uma rede local, o hostname e o domínio podem ser qualquer um, desde que o hostname seja único para cada máquina e o domínio seja o mesmo para todas.
Por hoje, vamos ficando por aqui. No próximo post, vamos ver o particionamento. Aguardem e comentem!!!

Nenhum comentário: