Dica - Comentando e Descomentando múltiplas linhas no vi

Descomentando :
Descomentar um bloco de linhas no vi (na verdade, no vim) é relativamente simples (clique na imagem para ampliar):
No modo de comandos (pressione para alternar para o modo de comandos e "i" para voltar ao modo de inserção) pressione CTRL+ v. Isso colocará o vi no Modo de Bloco Visual (Visual Block). Quando está no Modo de Bloco Visual, o vi permite que você selecione o texto em colunas: as setas para a esquerda/direita (ou as letras "h"/"l" respectivamente) movem o cursor laterlamente (definindo a largura da coluna), e as setas para cima/baixo (ou as letras "k"/"j" respectivamente) movem o cursor verticalmente. Para descomentar um bloco de texto, basta definir um bloco com largura de 1 caractere e a altura desejada. Depois, pressione a tecla DELETE. Simples, não?
Comentando:
Essa eu demorei um pouco (alguns anos) para descobrir ... Mas é igualmente simples:
Novamente no modo de comandos pressione CTRL+v para entrar no Visual Block. Em seguida, selecione as linhas a serem comentadas e pressione : (dois pontos). O prompt do vi passará a ser :'<,'> , que representa o intervalo de linhas selecionadas. Agora basta completar a expressão de busca, deve ficar assim:
:'<,'>s/^/X
Onde X é o caractere utilizado para indicar comentários. Normalmente é utilizado o # para isso, mas há exceções. O arquivo de configuração exibido nas imagens pertence ao PHP4, e utiliza ; para comentários. Sendo assim, o comando seria :'<,'>s/^/; . Já o arquivo de configuração do próprio vi utiliza aspas (") como indicador de comentário, então o comando ficaria assim: :'<,'>s/^/" .

Nenhum comentário: