Instalação do Debian passo-a-passo - Parte 1

Nessa sequência de posts pretendo mostrar como faço a instalação padrão de um servidor Debian. Essa instalação pode ser considerada a base para os artigos seguintes deste blog.

Considerações iniciais:

A instalação será executada em uma máquina virtual do VMWare, com 256 Mb de RAM e 4 Gb de HD. Esse padrão de instalação é suficiente (pelo menos para mim) para a criação de máquinas virtuais para testes, e até para algumas máquinas de produção. A versão utilizada na instalação é a 4.0, Codinome Etch, que é a estável atualmente.

Obtendo a mídia de instalação:

A mídia de instalação (normalmente uma imagem ISO de CD/DVD) pode ser obtida de várias maneiras, sendo essas as principais:
  • Download via HTTP/FTP
  • Download via BitTorrent
Os arquivos para download, tanto HTTP quanto torrent, podem ser obtidos no site do Projeto Debian ou de preferência em um mirror oficial, como o da Universidade de São Paulo. Utilizando um mirror você poupa a banda de internet do site do Projeto (que não possui fins lucrativos e é mantido com doações) e descongestiona links internacionais, melhorando a internet como um todo, além de possivelmente conseguir taxas de download melhores.

Existem vários tipos de instalação:
  • Instalação "Normal": Utiliza um ou mais CD/DVD(s) completo(s). A inicialização e a cópia dos arquivos é feita pelo CD/DVD. Não recomendo a menos que a máquina de destino não possua acesso à internet banda larga.
  • Instalação via rede: Utiliza um CD netinst, de aproximadamente 150Mb. A inicialização pode ser feita pelo CD, via pendrivre USB (fiz um tutorial sobre como dar boot via USB) ou via rede (netboot). Os arquivos a serem instalados são baixados da internet, garantindo que os mesmos são atualizados.
Particurlarmente, eu costumo obter uma imagem de CD netinst via BitTorrent (ou HTTP, quando estou em um lugar em que torrent é bloqueado). Essa imagem contém aproximadamente 150 Mb, sendo bem rápida de se baixar nos links atuais, e bem prática de se transportar em um pendrive. E em se tratando de Debian, não existe problema da mídia de instalação ser antiga (podendo ser até de uma versão anterior, em último caso), pois o importante é efetuar a instalação básica do sistema e atualizar via internet posteriormente.

Iniciando a Instalação: Com a ISO baixada e gravada em CD (ou com o pendrive preparado segundo o tutorial) é hora de iniciar a instalação. Colocado o CD no drive e efetuado o boot do computador, deve aparecer uma tela semelhante a essa (clique nas imagens para ampliar):


A titulo de informação, caso seja pressionada a tecla F1, aparece o menu de opções de boot, que informa os outros menus (acessíveis com as teclas de F2 a F10) as diversas opções de boot disponíveis (como o instalador gráfico, modo de recuperação, modo expert e algumas combinações).







Obs: Essas telas aparecem apenas quando o boot é realizado via CD/DVD. Boots realizados através de pendrives, disquetes ou pela rede não exibem essas opções, indo direto para o instalador.

Caso o sistema possua 64Mb de RAM ou menos será exibida a tela abaixo, informando que a instalação prosseguirá em inglês. Nesse caso, algumas telas seriam um pouco diferentes, mas a essência e a sequência são basicamente as mesmas.


E assim vamos ficando por aqui ... No próximo post pretendo mostrar sobre as configurações de localidade e rede. Até lá!!

Nenhum comentário: