PageDefrag - SysInternals

Fragmentação de Arquivos:
Por diversas razões, os arquivos não são gravados de forma continua no HD. Normalmente, é gravado um trecho do arquivo, seguido por trechos outros arquivos. A figura abaixo dá uma idéia do processo:


  1. Imagine um sistema de arquivos com 5 arquivos gravados (de nomes A, B, C, D, E), e um espaço livre no final.
  2. O arquivo B é apagado, e seu espaço fica disponível.
  3. É criado um arquivo F, que ocupa parte do espaço que era ocupado por B.
  4. É criado um arquivo um arquivo G, que ocupa o restante do espaço que era ocupado por B.
  5. O arquivo F é editado e aumenta de tamanho. Como não há espaço contínuo para essa adição, ela é feita depois do arquivo E. Dizemos então que o arquivo F está fragmentado (com dois fragmentos, nesse caso). Na prática, a fragmentação costuma ser mais complexa, alguns arquivos contendo até dezenas de fragmentos.
Quando o sistema precisa ler um arquivo fragmentado, ele precisa ficar procurando e juntando todos os pedacinhos do arquivo. Portanto, se um arquivo estiver fragmentado a performance do sistema fica comprometida. Para resolver essa questão, basta de tempos em tempos promover uma desfragmentação do sistema de arquivos. A desfragmentação reorganiza os arquivos de modo a eliminar ao máximo a fragmentação, aumentando a performance. É recomendável desfragmentar seu HD pelo menos uma vez ao mês. Porém, existem alguns arquivos do sistema que não podem ser desfragmentados, pois estão em uso pelo próprio Windows. Esses arquivos incluem o pagefile.sys (arquivo de memória virtual), (arquivo utilizado para hibernação), SAM (arquivo de senhas), arquivos com extensão .EVT (registros de eventos do Windows), e outros arquivos de sistema que ficam no diretório C:\windows\system32\config. Os arquivos que não podem ser desfragmentados são exibidos na cor verde no mapa de arquivos do desfragmentador do Windows. A imagem abaixo mostra um HD altamente fragmentado, onde se observa perfeitamente os arquivos em verde, que não serão desfragmentados.


Caso esses arquivos estejam fragmentados, a performance do sistema é comprometida (e eles ainda podem causar a fragmentação de outros arquivos). Para casos como esses, utilizamos o PageDefrag, que é um desfragmentador específico para arquivos de sistema.

Baixando e instalando:
O PageDefrag pode ser baixado gratuitamente do site da Microsoft, aqui. O download é rápido: o arquivo possui apenas 70Kb. Não é necessária instalação, basta descomprimir o arquivo e executá-lo.

Executando:
Quando o programa é executado pela primeira vez, é necessário concordar com a licença que é exibida. Após isso, é exibida a tela abaixo: 


O programa exibe os arquivos que serão desfragmentados, o tamanho que ocupam em Clusters e o número de fragmentos. O programa possui 3 opções de uso:
  • Defragment at next boot: O programa é agendado para execução apenas no próximo boot.
  • Defragment at every boot: O programa é agendado para execução a cada boot, sempre que o computador for ligado/reiniciado. Nesse caso é possível configurar um tempo em segundos em que, caso alguma tecla seja pressionada a desfragmentação é cancelada e a inicialização continua normalmente. Particularmente, não vejo vantagens em desfragmentar a cada boot. A única vantagem seria que você não tem como esquecer.
  • Don't defragment: Cancela todos os agendamentos de execução.
Após selecionar a opção desejada, reinicie o computador. Durante a inicialização o programa vai esperar os 3 segundos e começará a desfragmentação. Essa etapa pode ser demorada, dependendo do nível de bagunça do sistema. A tela de funcionamento do programa é bem similar à do CheckDisk (chkdsk - utilitário de verificação de erros em discos), conforme vemos abaixo:


Após a desfragmentação, vale a pena executar o programa novamente e verificar como ficou a fragmentação dos arquivos de sistema.

Nenhum comentário: