AMD Cool'n'Quiet: Gerenciamento de Energia para processadores AMD


Os processadores AMD mais modernos possuem uma tecnologia chamada Cool'n'Quiet (Frio e Silencioso, em tradução livre) que monitora o quanto o usuário está exigindo do processador. Assim, quando o processador não está sendo muito utilizado, o sistema diminui o clock (velocidade) do processador e a voltagem, diminuindo o consumo de energia elétrica e ajudando a resfriar o processador. As placas mães mais modernas permitem o uso de coolers (ventiladores) inteligentes, que diminuem a rotação quando o processador está frio, gerando assim menos ruído. Quando o processador é exigido novamente, o clock e a voltagem são aumentados novamente. Segundo a AMD a medição é feita 30 vezes por segundo, o que na prática faz com que você não sinta diminuição na performance, mas provavelmente vai sentir a diferença de temperatura do processador.

Obs: Para que o Cool'n'Quiet possa ser habilitado, tanto o processador quanto a placa mãe necessitam suportar a tecnologia. Atualmente, a maioria dos processadores e placas já suportam.

Atenção: O procedimento descrito aqui foi testado no Windows XP. Outras versões do Windows também suportam a tecnologia, porém o procedimento de instalação dos softwares será um pouco diferente.

Verificando se o seu processador tem suporte ao Cool'n'Quiet:
Segundo esta página da Wikipedia, esta é a lista de processadores que suportam a tecnologia Cool'n'quiet:

  • Athlon 64 e X2: Todos os modelos
  • Athlon 64 FX: FX-53 (apenas Socket 939) e superiores
  • Sempron: Socket 754: 3000+ and superiores; Socket AM2: 3200+ and superiores
  • Opteron: E-stepping and superiores, marcados como "Optimized Power Management"
  • Phenom: Todas as versões suportam Cool'n'Quiet 2.0
  • Phenom II: Suporta Cool'n'Quiet 3.0

Verificando se a sua placa mãe tem suporte ao Cool'n'Quiet:
A maneira mais simples de verificar se sua placa mãe tem suporte ao Cool'n'Quiet é procurando no manual (normalmente na parte de Features), no site do fabricante, ou diretamente na BIOS (normalmente na parte de configurações do processador ou configurações de energia). Coloquei abaixo as fotos de duas BIOS que mostram a opção ativada (clique nas imagens para aumentar):


Baixando os aplicativos necessários:
Com o suporte habilitado na placa mãe, é hora de alguns downloads. Acesse a página de downloads da AMD e baixe os arquivos abaixo:

  • AMD Processor Driver: Esse é o driver do processador, específico para Windows XP/2003.
  • AMD Power Monitor: não é necessário, mas ajuda no controle e na visualização do o estado atual do processador.
  • Também é interessante baixar o programa HWMonitor, disponível em http://cpuid.com/hwmonitor.php. Este programa exibe as temperaturas dos componentes do sistema (sensores da placa mãe, processador, HDs e até de algumas placas de vídeo)

Instalando e configurando:
Instale o AMD Processor Driver e reinicie o computador, caso seja necessário. Depois, instale o AMD Power Monitor. Ambas as instalações são simples (apenas clicar em Next até concluir a instalação). O HWMonitor não precisa ser instalado: O mesmo vem comprimido, bastando apenas descomprimí-lo em alguma pasta e executá-lo.


A configuração também é muito simples: basta ir até o Painel de Controle do Windows, abrir as Opções de Energia, selecionar o esquema Portátil/Laptop e clicar em OK. Após isso, o Cool'n'Quiet já está ativado. Para verificar, abra o AMD Power Monitor. Você vai ver uma tela semelhante a imagem abaixo:


As informações exibidas significam o seguinte:
CPU 0: número da CPU (vai ser sempre 0 para 99% das pessoas).
Core 0: Número do núcleo. Se o seu processador tiver mais de um núcleo (ou core), você vair ver core 0, core 1, etc.
Frequency 1000 MHz: valor do clock atual do processador. O valor que vai aparecer vai depender do nível atual de utilização do processador. Normalmente varia entre 1000 e um valor máximo (que é abaixo do valor nominal do processador). Por exemplo, meu processador é um Athlon 3200+, que roda a 2000MHz (ou 2 GHz). O valor de Frequency varia entre 1000 Mhz e 2000 Mhz.
Voltage: valor da tensão (ou voltagem) do processador no momento. Aumenta e diminui junto com Frequency, de acordo com a demanda.
0%: Uso atual do processador. Conforme esse valor aumenta, os valores de Frequency e Voltage aumentam simultaneamente.
A barra colorida indica o nível de economia de energia gerada. Como o processador está "parado" (praticamente sem uso), a barra está cheia. Ela vai esvaziando conforme a demanda aumenta.

Obs: Essa dica faria mais sentido no verão, mas acabou não ficando pronta a tempo. Porém, vivemos em um país tropical, com sol no ano inteiro na maior parte do território e como já dizia um professor meu: O Rio de Janeiro tem 4 Estações do Ano bem definidas: Verão, verão, verão e verão, então a dica é valida. Além disso, economia de energia (e de dinheiro ...) é sempre bem vinda em qualquer parte do ano, faça frio ou faça sol.

Nenhum comentário: