VirusTotal.com: Verificador On-Line de Arquivos

Você acaba de receber um arquivo por email. Seu antivírus não acusou nada, mas você está com a pulga atrás da orelha e gostaria de conferir com outros antivírus? Ou está pensando em adquirir um antivírus e gostaria de testar alguns vírs com eles (até um tempo atras eu mantinha uma pequena coleção de vírus, justamente para testes de antivírus)? Para situações como essas, vale a pena experimentar o site VirusTotal.com. É prático, fácil de utilizar e 100% gratuito.
Atenção: O uso desse site não descarta a necessidade de utilização de um antí-virus instalado localmente na sua máquina. Apesar de o site utilizar 40 antí-virus diferentes não existe nenhuma garantia de que um arquivo não detectado por nenhum antivírus seja inofensivo.

O site:
O site pode ser acessado pelo endereço http://www.virustotal.com/pt. A interface (aparência) do site é bem limpa e direta. No alto do site existe o menu com as 24 línguas suportadas, entre elas o Português. No centro, existe o botão "Arquivo ...", que permite selecionar o arquivo suspeito a ser verificado. Caso haja um proxy que detecte o arquivo e não permita o envio para o site, você pode marcar a opção "Enviar utilizando SSL", que vai criptografar a conexão, ocultando o arquivo do proxy. Vale também observar a "Carga do serviço", que informa quantas pessoas estão utilizando o site no momento. Caso a carga esteja alta, seu arquivo entrará em uma fila antes de ser verificado.


Caso o aqruivo enviado já tenha sido analisado anteriormente, o site oferece a opção de ver o resultado da última análise ou efetuar uma nova análise. Caso a análise anterior seja muito antiga, vale a pena refazê-la, pois os resultados podem ser diferentes.

A página de resultados também é bem simples. O topo da página exibe data, hora e o andamento da verificação. Abaixo, são mostrados quantos antivírus (do total de 40 com que o site trabalha) reconhecem o arquivo como sendo uma ameaça. Mais abaixo, são exibidos em detalhes informações de cada Antí-virus: Nome, versão do aplicativo, data da última atualização e resultado da varredura. Por fim, no final da página são exibidos vários detalhes técnicos.


Por fim, vale citar que o site permite outros métodos de envio além da página: Existe a possibilidade de enviar os arquivos através de um aplicativo e também por email. Mais detalhes sobre esses métodos em http://www.virustotal.com/pt/metodos.html .

[22/04/2009]
Update: veja no site do Linha Defensiva uma entrevista com os criadores do VirusTotal.
Link: http://www.linhadefensiva.org/2009/04/entrevista-com-julio-canto-do-virustotalcom/

Nenhum comentário: