Colorindo o modo texto: vim

Colorindo o modo texto: vim 
Uma das funcionalidades que eu mais gosto no editor de texto vim é o syntax highlighting: cada palavra ou trecho do arquivo fica colorido com um padrão de acordo com o significado dele no contexto do arquivo. Por exemplo, em um arquivo de configuração, o nome das opções (se estiver correto) fica em verde, o valor da opção fica amarelo. Comentários ficam em azul claro e palavras não reconhecidas ficam na cor "tradicional" (branco). O programa também destaca os parênteses/aspas/colchetes, diminuindo a chance de você abrir um bloco de texto e esquecer de fechar, ou se perder em quando há varios blocos aninhados (programadores sabem do que eu estou falando ;-) ). Isso facilita o trabalho e diminui a chance de erros de sintaxe nos arquivos. Uma verdadeira mão na roda para administradores e programadores.

Habilitando
Para habilitar o suporte a cores, edite o arquivo de configuração do vim (/etc/vim/vimrc). Procure pelas linhas
"syntax on
"set background=dark
e apague as aspas ( " ) no começo de cada linha (no arquivo de configuração do vim, aspas são o sinal de comentários). Salve o arquivo e agora os arquivos dos mais diversos formatos estarão coloridos, seguindo um padrão lógico de cores e facilitando a edição.

Veja aqui dois exemplos. O mesmo trecho de um arquivo, primeiramente sem o syntax highlight habilitado e depois o mesmo trecho com as cores habilitadas.




Expandindo:
O vim já vem com uma grande quantidade de arquivos de definição de sintaxe (você pode ver todos eles no diretório  /usr/share/vim/vim71/syntax/ ). Mesmo assim, caso você necessite de algum modelo que não esteja lá, existe no próprio site do vim um repositório de arquivos de sintaxe, no endereço http://www.vim.org/scripts/ . Obviamente, você também pode desenvolver seu próprio modelo. Nesse caso, envie-o para o site para que outros também possam se beneficiar.

Obs:
Ao tentar editar um arquivo você pode receber a seguinte mensagem:
Error detected while processing /usr/share/vim/vimrc:
line   20:
E319: Sorry, the command is not available in this version: syntax on
Press ENTER or type command to continue
Em seguida o vim abre, mas o arquivo não está colorido. A razão disso é que o Debian por padrão vem com o editor vim-tiny instalado. O editor vim-tiny é uma versão reduzida do vim (tiny significa muito pequeno, minúsculo), que vem com algumas características a menos, incluindo aí o suporte a cores. Para ter suporte a cores, instale o pacote vim (apt-get install vim), que fornece o vim completo.

Nenhum comentário: