Exibindo a hora do log do Squid de forma legível

Introdução
Quando está utilizando o seu formato padrão, o log do squid armazena a data e hora do acesso no formato de timestamp chamado Unix Time, que é a quantidade de segundos passados após a data 01/01/1970. Esse formato é útil, pois facilita cálculos com datas. Por exemplo: para calcular a distancia entre duas datas, basta converter ambas para o timestamp, subtrair a menor da maior e reconverter o resultado para minutos/horas/dias/etc. O problema é que o formato não facilita a visualização de dados no dia-a-dia. Existem vários comandos possíveis para realizar a conversão para um formato de leitura mais agradável. Vou colocar aqui a minha preferida, que envolve o poderosíssimo AWK.

Criando o script
Crie um arquivo com um nome sugestivo (por exemplo timestamp.sh) com o conteúdo abaixo e o salve em algum diretório que conste na variável de ambiente PATH (/usr/local/bin, por exemplo):

#!/bin/bash
awk '{$1=strftime("%F %T",$1);print $0}' $1



As letras entre aspas dentro dos parênteses controlam o formato de saída. Consulte a página de manual do comando date para checar outras opções de formatos. Por exemplo, %F exibe a data no formatoYYYY-MM-DD, e %T exibe a hora no formato 24 horas hh:mm:ss.

Utilização
Existem duas formas de se utilizar o script: chamando o arquivo de log diretamente (timestamp.sh access.log) ou através de um pipe (cat access.log | timestamp.sh).

Observação
As alterações são realizadas apenas "na tela", ou seja, o conteúdo do arquivo continua inalterado, com a data armazenada no formato timestamp. na verdade, isso é desejável, pois caso não impede o processamento do log do squid por programas de relatórios (como o sarg e o sawmill). Caso você necessite de um arquivo com as datas em formato "legível", basta redirecionar a saída da tela com os redirecionadores > (sobrescrever) ou >> (concatenar), conforme a necessidade.

Nenhum comentário: