Extensões do Firefox: All-in-One Gestures

Introdução:
Abrindo a série sobre extensões do Firefox, está uma das minhas preferidas: All-in-One Gestures. Esta extensão permite controlar a navegação no Firefox através de movimentos (gestos) feitos com o mouse. Você segura o botão direito do mouse e "desenha" o comando desejado. Ao soltar o botão do mouse, o comando é executado. Enquanto você desenha, uma linha vermelha é mostrada na tela para facilitar, e no canto inferior esquerdo aparecem letras representando os movimentos (L = esquerda, R = direita, U = cima, D = baixo), bem como o comando ao qual a sequência executada pertence. Veja a imagem abaixo, com a imagem e as letras destacadas em amarelo.


O comando mostrado na imagem foi L,D,R (esquerda, baixo, direita), tem um formato de um "C" e sua função é  exibir os cookies do navegador relacionados ao site atual. Existem vários gestos pré-setados, e ainda é alterar os gestos default, associá-los a outras funções e até criar movimentos novos. Para ver a lista completa de comandos configurados, execute o comando D,R,D (baixo, direita, baixo). Serão exibidas as funções e os gestos associados.

 

Para personalizar os gestos, vá em Ferramentas -> Complementos, selecione a extensão e clique em opções. Clique na aba "Gestures Customization". Agora selecione a função desejada e clique no botão correspondente:
  • Clear Gestures: limpa o gesto associados a função selecionada.
  • Edit Gesture: edita o gesto associado a função selecionada. O novo gesto podem ser informados através das letras LRDU ou clicando no botão Draw e desenhando. Se o gesto informado já estiver associado a uma outra função, será oferecido para que eles sejam invertidos (a primeira função recebe o gesto da segunda e vice-versa).
  • Swap Gestures: inverte os gestos associados as funções selecionadas (para selecionar mais de uma função, pressione a tecla Control enquanto clica).
  • Add Gesture: permite criar um gesto novo, que será associado à função selecionada. Novamente, caso o gesto criado já estiver associado a uma outra função, será oferecido para que eles sejam invertidos.
Outras funções interessantes fornecidas por esta extensão são o menu de navegação pelas abas (chamado clicando-se com o botão direito e rodando a rodinha do mouse para cima) e o menu de navegação pelo histórico (clicando-se com o botão direito e rodando a rodinha do mouse para baixo). Após chamar um dos dois  menus, basta selecionar o item desejado (aba ou item de histórico) rolando a rodinha do mouse e soltar o botão.



Comandos Úteis

Para finalizar o post, alguns dos gestos que utilizo com mais frequência:

  • Voltar no Histórico (History Back): Esquerda (L)
  • Avançar no Histórico (History Foward): Direita (D)
  • Recarregar Página (Reload Document): Cima, Baixo (U,D)
  • Próxima Aba (Nex Tab): Cima, Direita (U,R)
  • Aba Anterior (Previous Tab): Cima, Esquerda (U,L)
  • Fechar Aba (Close Tab): Baixo, Direita (D, R)
  • Minimizar Janela (Minimize Window): Baixo, Esquerda (D, L). Esse gesto eu costumo trocar para Reabrir Aba (Undo Close Tab).
  • Abrir Nova Aba (Open new Tab in Foreground): Cima (U). Abre uma nova aba em branco. Se for executada em cima de um link, abre esse link em uma nova aba.
  • Abrir Links em Abas (Open Links in Tabs): Termine com Direita, Cima, Esquerda (R, U, L). Faça um desenho (pode ser um traço) sobre quaisquer quantidade de links e termine o desenho com a sequência Direita, Cima, Esquerda. Todos os links sobre os quais o traço passou por cima serão abertos, cada um em uma aba. Muito útil em diretórios de imagens.
  • Zoom In (Double Image Size): Direita, Cima, Esquerda, Baixo (R,U,L,D). Faça um círculo no sentido anti-horário sobre a imagem desejada. Aumenta em 2x o tamanho de uma imagem. Pode ser feito repetidas vezes na mesma imagem.
  • Zoom Out (Double Image Size): Esquerda, Cima, Direita, Baixo (L,U,R,D). O oposto do anterior (um círculo no sentido horário sobre a imagem desejada.)  Diminui  em 2x o tamanho de uma imagem. Pode ser feito repetidas vezes na mesma imagem.
Update
Faltou o link para instalação: 

A versão nessa página suporta até a versão 3.5.x do Firefox. Uma versão beta com suporte à nova versão 3.6.x do Firefox está disponível na página do desenvolvedor, em http://pagesperso-orange.fr/marc.boullet/ext/extensions-en.html. Você vai precisar autorizar o site a instalar aplicativos em seu Firefox. Apesar da versão ser considerada beta, eu já a utilizo há algumas semanas e nunca tive nenhum problema relacionado à ela.

Nenhum comentário: