Como (re)ativar a Tab Completion no Windows XP

O Prompt de Comandos (antigo "Prompt do MS-DOS") do Windows XP vem com uma feature muito útil: o tab completion ( ou conclusão automática, segundo o site da Microsoft). Independente do nome, a função é muito útil: ao se pressionar a tecla TAB do seu teclado, os nomes de arquivos e diretórios são completados automaticamente na tela (usuários Linux sabem do que eu estou falando). Ou seja, se você está na raiz do drive C: (C:\) e deseja entrar no diretório "C:\Documents and Settings\Vovo.Mafalda\Desktop" bastaria digitar:

cd D<TAB>V<TAB><D>TAB> <ENTER>

Ou algo mais ou menos assim, e a cada TAB o Windows completaria os nomes para você. Quem trabalha utilizando o Prompt (eu realmente acredito que não sou o único!!!) sabe que isso realmente é uma mão na roda. Porém esses dias, sem mais nem menos, meu Windows deixou de fazer essa função, o que realmente diminuiu minha produtividade. Assim, resolvi pesquisar a solução e agora coloco aqui:

Obs: para corrigir essa falha é necessário mexer no registro do Windows. Não é nenhum bicho-de-sete-cabeças, mas caso você mexa no lugar errado pode danificar seu Windows, exigindo a reinstalação. Se não tiver segurança para realizar essa tarefa, peça ajuda a um amigo ou chame um técnico. Você foi avisado.

Abra o Editor do Registro (Iniciar -> Executar -> Digite regedit -> Clique em OK)
Para habilitar o tab completion para todos os usuários da máquina, vá em HKEY_LOCAL_MACHINE (é necessário ter privilégios administrativos na máquina). Caso não tenha privilégios de administrador, ou queira alterar apenas para o seu usuário (usuário logado atualmente), vá em HKEY_CURRENT_USER.
Independente de qual a opção selecionada no passo anterior, o caminho agora é o mesmo: vá até a chave "Software\Microsoft\Command Processor". Dentro dela devem haver duas entradas do tipo REG_DWORDCompletionChar (que controla a tecla utilizada para completar nomes de arquivos) e PathCompletionChar (que controla a tecla utilizada para completar nomes de diretórios). Caso as entradas não existam, basta criá-las, indo em Editar -> Novo -> Valor DWORD, colocando o nome (CompletionChar e PathCompletionChar) e pressione <ENTER>. Após criá-las (ou caso elas já existam), basta alterar o valor delas para 9 (para utilizar a tecla TAB). O resultado final fica mais ou menos assim (clique na imagem para ampliar):



Após isso, basta fechar o Editor de Registro. Não é necessário reiniciar o computador, porém a alteração só será válida para janelas de Prompt de Comando abertas após a alteração.

3 comentários:

Maldrax disse...

Mais uma função "xupada" dos *nix o linux tem isso a séculos, e eu nunca consegui viver sem isso. Não é de hoje que o Rwindows copia coisas de outros SOs. Ainda bem, pq só assim pra poder melhorar...

EVS Bacacheri disse...

Não funcionou...
comigo parou de funcionar apos eu passar o bankerfix, combofix entre outros fix passei tudo q podia pra tirar um worm maldito..

agora não sei mais o que fazer pra essa caca voltar a funfar... tem mais alguma ideia ai?

obrigado!

Fabiano Pires disse...

Quando tive esse problema, fiz isso e funcionou... Em todo o caso, exportei o trecho do meu registro que esta configurado. Baixe o arquivo, extraia para uma pasta e de um duplo clique nos arquivos para carregá-los no registro. Após isso, abra uma sessão do Prompt do DOS e tente novamente.

Link para os arquivos: Fix_Tab_Completion_WinXP.rar