Review Netbook Positivo Mobo 2055 3G

Recentemente, adquiri um Netbook Positivo Mobo 2055, com modem 3G embutido. Como não encontrei quase nenhuma informação sobre ele na Internet (exceto pela página do fabricante), resolvi fazer um pequeno review com as minhas impressões sobre o aparelho.




Detalhes Técnicos:

Processador: Atom 1.6 GHz
RAM: 1GB (com possibilidade de expansão para até 2GB)
Tela: 10" (resolução 1024 x 600)
Webcam: 1.3 MegaPixels embutida
Teclado: ABNT2 (Português do Brasil), 83 teclas
Mouse: Touchpad  6,5 x 3,5 cm, com 2 botões
Armazenamento: HD de 160 GB, leitor de cartões de memória do tipo SD/MMC Obs: como a maioria (todos?) dos netbooks, não contém drive leitor de CD/DVD.
Peso: 1,4 Kg (com bateria)
Sistema Operacional: Windows XP Home (Service Pack 3) em Português
Acessórios: Capa protetora, carregador de bateria
Conectividade: Modem 3G Ericsom (interno), Modem Telefônico Motorola, Placa de Rede Realtek, Placa WiFi Realtek RTL8781SE (802.11 g)
Conexões: 3 portas USB, 1 saída VGA, entradas para fone de ouvido e microfone.
Autonomia: Aproximadamente 3 horas, com o modem 3G ligado e em uso. Com WiFi e 3G desligados, a bateria dura perto de 4 horas (obviamente dependendo de outros fatores, como brilho do monitor e uso do HD).

Introdução:
Segundo informações que encontrei na internet, a família de netbooks Positivo Mobo é baseada no MSI Wind, exceto por algumas personalizações como o teclado ABNT2 e o modem 3G embutido.

Tamanho e peso:
O tamanho do notebook é excelente, ligeiramente menor do que um caderno tamanho universitário, e o peso não chega a incomodar, principalmente se você está habituado aos 2,5 Kg de um notebook convencional.

Pacote de Software:
Acompanham o netbook os seguintes softwares:
  • Windows XP Home em Português (com Service Pack 3 instalado)
  • BrOffice 3.0 (pacote de aplicativos de escritório)
  • Antivirus Kaspersky em português, com licença de atualização válida por 1 ano.
  • Acesso ao Dicionário Aurélio Online (nunca utilizei)
  • Disco Virtual Online (na verdade 25GB do Windows Live - nunca utilizei)
  • Discador Vivo 3G.
Teclado:
O teclado de 83 teclas é bem completo, e com todas as teclas mais ou menos onde ficariam em um teclado normal (já vi um teclado de notebook onde a tecla Windows ficava em cima, à direita, prejudicando o uso da mesma em atalhos do windows). As teclas são pequenas, mas nada que chegue a atrapalhar, principalmente após alguns dias de uso. A bateria possui dois "pezinhos", que dão uma leve inclinação ao teclado, deixando parecido com os teclados de PCs.

Velocidade:
O tempo de boot do equipamento é bem baixo (menos de 1 minuto, na sua configuração original). Quando está sendo alimentado pela bateria, o processador diminui o clock para 800 MHz e desliga o cooler, para poupar a bateria. Mesmo operando em 800MHz a performance do Mobo é muito boa, e em tarefas simples como edição de textos e navegação web a diferença é quase imperceptível.

Conectividade:
Nunca utilizei a placa de modem (na verdade, já fazem uns anos que não mexo com conexões discadas). Não há muito a se falar da placa de rede, apenas que ela funciona conforme o esperado. A placa Wi-Fi é boa, apesar de um probleminha de com os drivers para Windows XP, sendo porém de fácil solução (falo sobre isso futuramente em outro post).

O netbook vem com uma grata surpresa: 3 meses grátis de conexão 3G da Vivo! Basta ligar para um telefone 0800 da Vivo informado onde é realizado um cadastro com alguns dados pessoais (nome, RG e CPF se bem me lembro) e pronto. A conexão é feita através de um programa da vivo pré-instalado e configurado. As taxas de download são muito boas (dependendo obviamente da qualidade do sinal). Com sinal alto, meus downloads variaram entre 800Kb e 1800Kb. Com sinal fraco (que observei pouquíssimas vezes na área metropolitana do Rio e Grande Rio, mesmo dentro de prédios ou em subsolos) as taxas ficam em 250Kb/s na média (o que é bem razoável e permite acessar emails com certa facilidade).  Após os 90 dias o acesso é cortado (e a operadora entra em contato oferecendo renovação com desconto). Veja na imagem abaixo o local onde você deve inserir o SIM Chip da operadora (é necessário remover a bateria):

Conclusão:
O netbook é pequeno, leve, prático, rápido (dentro dos padrões de um netbook, obviamente) e absurdamente silencioso. Na verdade, ele é praticamente igual à maioria dos netbooks presentes  no mercado, com várias características em comum (processador Atom N270, 1GB de RAM, 160 GB de HD, tela de 10"). Seu grande diferencial é o suporte da Positivo presente no território nacional, modem 3G embutido, além do teclado e do Windows em português. Um dos itens que senti falta foi um adaptador Bluetooth embutido.

Nenhum comentário: