DiskState: "A" Ferramenta para exibir o uso de seu HD

Introdução:
Quando se tem uma máquina Windows apresentando problemas de falta de espaço em disco, precisamos de um programa pequeno, que exiba facilmente quais as maiores pastas do seu HD e que busque arquivos repetidos no HD (de forma segura, baseando-se não apenas no nome). Um programa simples de usar e que atende a essas e várias outras necessidades é o DiskState.

Características Principais:
  • Assistente de busca de arquivos duplicados: Busca por imagens, músicas em MP3, vídeos e outros arquivos multimídia. Os arquivos são comparados baseados no tamanho e no MD5, que leva em consideração o conteúdo dos arquivos.
  • Assistente de limpeza de disco: Detecta arquivos temporários do Internet Explorer, Firefox, Netscape e Opera.
  • Exclusão segura: nada é excluído sem a autorização do usuário. Ao invés de excluir é possível efetuar o backup dos arquivos (desde que haja espaço disponível).
  • Análise de Disco: Exibe a estrutura de pastas, permitindo facilmente descobrir quais pastas ocupam mais espaço em disco.
  • Gerador de relatórios: Possui uma ampla gama de relatórios sobre os arquivos (arquivos grandes, arquivos antigos, arquivos de imagens, arquivos por data, etc).
  • E muito mais: veja todas as capacidades desse incrível software aqui http://geekcorp.com/diskstate/features.php (em inglês)
Obtendo e instalando o software:
O programa pode ser baixado em http://geekcorp.com/diskstate/getit.php . O programa é shareware, funciona por 30 vezes (apesar do site informar que funciona por 30 dias). Então se você executar o programa uma vez por mês, vai poder utilizá-lo por 30 meses, ou 2 anos e meio! Ah, o custo dele é de meros US$ 30,00 (não, eu ainda não comprei, mas realmente pretendo comprar e acho que o preço está bem em conta) e se você tiver interesse, a página de venda informa o preço do programa em Reais, para que você tenha uma idéia do custo final dele.
A instalação não possui nenhuma dificuldade, bastando concordar com a licença de uso e ir pressionando "Next" até o final.

Dica: Após concluir a instalação, você pode copiar a pasta onde o mesmo foi instalado para um pendrive e carregar o programa para outros computadores. Nesse caso não é necessária a instalação, você pode até mesmo executar o programa diretamente à partir do pendrive.

Uso do Software:
Sempre ao executar o programa, você verá uma tela que informa o número de dias restantes em que você pode utilizar o programa. Pressione o botão "Aha, I see" (algo como "Tá, eu sei") para continuar (ou pressione "Purchase", se você quiser comprar o programa).


Agora você vai estar na janela principal do programa. Ela exibe informações sobre todas as unidades de armazenamento encontradas em seu computador: o tipo da unidade (HD, CD-ROM, Mídia Removível/Pendrives, e até as unidades remotas, acessíveis via rede), um gráfico colorido com o percentual de utilização atual, o tamanho total da unidade, a quantidade de espaço em uso e a quantidade de espaço livre.

Finalmente, na parte de baixo da janela, temos as funções Dupes (busca de arquivos duplicados), Import(), Compare(), Settings (configurações), About (sobre o programa) e System (realiza algumas tarefas no Windows, como limpar o histórico de documentos acessadors), além de exibir o uso de memória  e o somatório de todo o espaço em disco local, além do somatório do espaço local disponível.

Análise de Disco:
Clicando-se em uma das unidades da lista, é feita uma varredura do disco em questão.A varredura pode demorar alguns minutinhos, dependendo do tamanho do disco e da quantidade de arquivos presentes. Caso seja necesário, você pode desmarcar a opção "Always on Top", e continuar trabalhando enquanto a varredura é feita (pessoalmente, nunca vi a varredura demorar mais que 1 minuto e meio, isso em uma unidade realmente grande e muito cheia).


Após a varredura, temos acesso à Análise de Disco, que lista os diretórios levando em consideração o tamanho que ocupam em disco. O número entre parênteses após o nome do diretório informa a quantidade de arquivos dentro desse diretório. Clicando-se no nome de um diretório com o botão esquerdo do mouse, entramos nesse diretório e vemos seus subdiretórios também listados por tamanho. Os arquivos dentro de cada diretório são representados por "*.*", sua quantidade é exibida entre parênteses e seu tamanho é mostrado somado. Clicando-se com o botão direito do mouse, o Windows Explorer é aberto exibindo o diretório correspondente. O painel à direita da janela exibe o caminho atual, algumas informações sobre a unidade e o diretório atual, e o gráfico em pizza (que pode ser ampliado com um clique de mouse) nos permite rápida e facilmente ter uma noção da proporção de ocupação de disco de cada diretório/subdiretório. Por fim, na parte inferior da janela temos os seguintes botões, na sequência:

  • DiskMgt: Chama a caixa de diálogo de Gerência de Disco do Windows (não mexa nesse diálogo a não ser que você realmente saiba o que está fazendo, pois há risco de perda de dados !!!)
  • DiskClean: Executa a função de limpeza de disco, podendo ser realizada apenas no diretório e subdiretório atual ou no disco inteiro.
  • Duplicates: Executa a função de busca de arquivos duplicados, podendo ser realizada apenas no diretório e subdiretório atual ou no disco inteiro.
  • Defrag: Chama o Desfragmentador de Disco do Windows. É sempre bom desfragmentar o HD com frequência, principalmente após apagar uma grande quantidade de dados. Após desfragmentar seu HD, aproveite para desfragmentar os arquivos de sistema .
  • Reports: Executa a função de Gerência de Relatórios. Permite criar diversos tipos de relatórios, como Arquivos por Tipo, por Idade, por tamanho, etc.
  • Refresh: Refaz a varredura da unidae. Faça isso após apagar arquivos via Windows Explorer, para que o programa reconheça as exclusões e lhe mostre o status real da ocupação do HD.
  • Close: Fecha a janela e volta à tela principal.
Para não alongar muito o post, vou ficando por aqui. Em um próximo post, falarei sobre as ferramentas automatizadas de limpeza (limpeza de disco e busca de arquivos duplicados). Até lá!!

Nenhum comentário: