Dobradinha: Scam da BR-Turbo + Um Virus com nome de Antivírus(!!)

Recebi este Scam a algum tempo. Ele simula ser uma cobrança do serviço Br-Turbo, da Brasil Telecom. O link enviado no email aponta para um endereço que parece ser um blog. Ao acessar o blog, a surpresa: Ele minimiza a janela do navegador e exibe duas mensagens em javascript, informando que seu computador estaria infectado e que seria feita uma varredura online na sua máquina.


Se você aceitar a verificação, você é redirecionado para um site que SIMULA uma verificação no seu computador. O site utiliza um logotipo em formato de escudo, idêntico ao da Central de Segurança do Windows, e algumas vezes utiliza o termo "Microsoft Security Warning", simulando os  alertas de segurança da Microsoft. A página exibe então algumas animações (destacadas em vermelho na imagem), simulando a verificação. 


Após a suposta verificação o site afirma que encontrou diversas ameaças no seu computador, tendo conseguido limpar algumas, mas que outras ficaram pendentes, sendo necessário o download de um suposto antivirus.



Caso você clique em qualquer ponto na página é exibida uma mensagem de que seu sistema ainda está infectado e solicitando o download da suposta ferramenta. A melhor opção é fechar a página. 

Nenhum comentário: