Diminuindo o consumo de memória do Firefox Windows

Introdução
Os meus doze fiéis leitores já devem ter percebido que eu utilizo o navegador Firefox sempre que possível. E como todo bom heavy-user, sou um ávido consumidor de recursos, incluindo complementos/extensões e abas (às vezes chego a ter mais de cinquenta abertas, e não me lembro de ter menos de dez). O único problema disso é o consumo de memória: o Firefox adora memória, e as vezes parece não haver limite para sua fome. Hoje ao chegar no trabalho, haviam umas 30 abas abertas, e o consumo de memória estava em 1.3 Gb !!! Fui buscar no Google por uma extensão que permitisse checar o uso de memória por aba (semelhante ao Google Chrome), e acabei encontrando algo muito melhor (pelo menos até agora ...): O Memory Fox. Para ter uma idéia, após instalar essa extensão, meu consumo de memória despencou de 1.3Gb para apenas 300 MB !!! Um ganho de aproximadamente 75 % !!!

Instalação
Não há muito o que dizer sobre a instalação. Bastou acessar a página da extensão em https://addons.mozilla.org/pt-PT/firefox/addon/53880/ , fazer a instalação e reiniciar o navegador. A única diferença perceptível será um pequeno circulo contendo um "M" na parte inferior da janela.


Configuração
Não há muito o que falar aqui. Clicando com o botão direito no ícone do programa, temos um menu com 3 opções:

  • Abrir o site do complemento
  • Enviar o ícone para a taskbar (não percebi nenhuma alteração aqui) e
  • Opções

A janela de opções também é muito simples (para não dizer simplória). Coloquei a minha abaixo, mas não deve ser necessária nenhuma configuração, já que após reiniciar o navegador a recuperação da memória já ocorre.

Considerações Finais
Essa extensão depende de um programa externo (afom.exe), e por isso funciona apenas nas versões Windows do programa. Segundo o desenvolvedor, a extensão funciona no Windows XP e Vista, mas já vi relatos de pessoas na Internet dizendo que a utilizam no Windows 7 sem problemas. Ah, e antes que alguém pergunte, o consumo de memória do afom.exe é mínimo, da ordem de 1MB.

Dúvidas/problemas/sugestões? Deixe um comentário!!!

Scroll no Touchpad do Notebook com Synaptics

Uma das funções que senti falta no meu recém-comprado Positivo Mobo 2055 3G é a de scroll (rolamento de tela) no TouchPad, no Windows (no Ubuntu Netbook Remix 9.04 essa função já vem habilitada, mas isso é outra história). Pesquisando um pouco na internet, achei a página da Synaptics (que produz um software de mesmo nome), que habilita o uso das extremidades direita e inferior do TouchPad para scroll vertical e horizontal, respectivamente. O programa está disponível para todas as versões do Windows a partir do 95 (alguém ainda usa Windwos 95?!) e é completamente gratuito!!! Para instalar, basta acessar a página http://www.synaptics.com/support/drivers, baixar a versão correspondente ao seu sistema e instalar.As versões para Windows XP e Vista possuem arquivos diferentes para 32 e 64 bits (a maioria das pessoas deve baixar a versão de 32 bits).