PenguinBrain: Simulador para certificação LPIC-1 e LPIC-2

Atendendo a alguns pedidos, estou colocando o link para download do programa PenguinBrain, que é um programa "simulador" das provas de certificação LPI (101, 102, 201, 202).  Antes de começarmos, tenha algumas considerações em mente:
  1. O software foi descontinuado, seu site http://www.penguinbrain.com parece estar fora do ar há algum tempo. Devido a esse fato, algumas perguntas não refletem o novo conteúdo das provas da LPI, e outras podem estar desatualizadas. Por exemplo, eu não vi questões sobre SQL.
  2. Eu também não vi todas as questões (são aproximadamente 700!!), então não posso garantir que as respostas citadas pelo programa estão 100% corretas. Eu lembro de ter encontrado uma resposta incorreta enquanto estudava para a prova LPIC-2 (acho que era algo sobre criação de usuários e o diretório /etc/skell).
  3. Eu recomendo fortemente que você confira as repostas dadas pelo programa com algum livro ou com a página de manual do programa (utilizando o comando man). Isso é válido também para outros programas e sites com simulados de certificação que você possa encontrar por aí.
  4. Um último aviso: como disse lá em cima, o site do progama está fora do ar. O link de download está em um site de compartilhamento de arquivos. Eu baixei e estou utilizando essa versão, mas não posso garantir que ela esteja 100% livre de virus/trojans/worms ou o que quer que seja (e mesmo que baixasse do site oficial do programa, também não poderia fazer tal afirmação). Por isso, baixe esse software por sua conta e risco!!!

Tendo dito isso, o link para download do software é esse: http://www.4shared.com/file/102823361/f33cf2d0/PenguinBrain.html

Essa é a versão para Windows. Antigamente havia uma versão para Linux, mas não consegui encontrar. Se você não possui uma máquina com windows, pode executar uma máquina virtual ou tentar utilizar o WINE. A instalação é simples, no melhor estilo "Next, Next, Finish". Após a instalação, execute o programa. Você vai ver a tela abaixo:


Após alguns segundos, você estará na tela principal. Clique na bandeirinha no canto inferior para mudar o idioma para inglês (a menos que você prefira utilizar em alemão !!!).


Para simular os testes, basta marcar a opção "Simulate an exam" e clicar no botão do teste desejado. A interface é ultra simples:


  • No topo está a pergunta.
  • No meio fica o espaço para as respostas. A maioria é de múltipla escolha, com apenas uma correta, mas existem algumas com duas ou mais respostas corretas e ainda algumas onde é necessário digitar o texto com a resposta.
  • Após escolher sua resposta, clique no botão "Next Question" para corrigir a questão: se a questão estiver correta aparecerá um texto em verde. Caso esteja errada, aparecerá um texto em vermelho, e a reposta correta também em vermelho.Clique novamente no botão "Next Question" para passar à próxima pergunta.
  • A barra vermelha fica verde quando você completa o numero de questões corretas necessárias para a aprovação. Por fim, embaixo são mostradas quantas questões já foram vistas, quantas você respondeu correta e incorretamente e o tempo restante de prova.
Ao final das 60 questões que o modo demo permite, é exibido um resumo com o resultado da sua simulação.


Clicando no botão  "Show Answers" é possível ainda rever as questões corretas e incorretas.


Nota final:
Este é um programa muito útil, e é uma pena que seu autor tenha interrompido seu desenvolvimento. No entanto, não deve ser utilizado como única fonte de estudo, principalmente pelo fato de estar um tanto desatualizado. Em um próximo post, pretendo colocar algumas telas do programa e comentar sobre as "pegadinhas" em algumas questões. Dúvidas/reclamações, deixa um coment aí!!!