É possível criar um mirror do Debian em uma equipamento rodando outras distribuições, como CentOS, RedHat e similares. Na verdade, as instruções abaixo são genéricas e em teoria servem para qualquer distribuição. Antes que alguém pergunte o porque de fazer isso eu explico: tenho um cliente que utiliza CentOS por padrão. Porém surgiu a oportunidade de utilizar alguns equipamentos da SUN. O problema é que essa arquitetura (Sparc) não é suportada pelo CentOS. Assim, fiz a instalação do Debian (que suporta a arquitetura Sparc) e resolvi criar um mirror interno para acelerar as futuras instalações/atualizações.
Instalando as dependências:
O programa debmirror é escrito em PERL. Sendo assim, precisamos instalar alguns módulos dessa linguagem para poder executar o programa. Abaixo a lista de arquivos necessários e onde localizá-los:
Arquivos/pacotes disponíveis no próprio CentOS (copiar do CD ou instalar via "yum install"):
perl-libwww-perl-5.805-1.1.1.noarch.rpmArquivos que devem ser baixados da internet:
perl-Compress-Zlib-1.42-1.fc6
perl-Digest-SHA1-2.11-1.2.1.i386.rpm
perl-Net*
rsync
bzip2
http://packages.sw.be/perl-Digest-MD5-M4p/perl-Digest-MD5-M4p-0.01-1.2.el5.rf.i386.rpmPor fim, baixe o próprio debmirror neste endereço:
http://packages.sw.be/perl-LockFile-Simple/perl-LockFile-Simple-0.206-1.el5.rf.noarch.rpm
http://archive.ubuntu.com/ubuntu/pool/universe/d/debmirror/debmirror_20070123ubuntu1.tar.gzNão coloquei aqui, mas você também precisa de um servidor web (como o apache) ou FTP (como o proftpd), para servir os arquivos aos clientes (a menos que pretenda utilizar algum outro método menos usual, como NFS).
Você pode checar a página de manual online, no seguinte endereço:
http://pwet.fr/man/linux/commandes/debmirror
com tudo instalado, basta fazer a configuração normalmente, conforme o artigo anterior:
Nenhum comentário:
Postar um comentário